Bio

© C.A.
Fernando Sobral andou na Faculdade de Direito, da Universidade Clássica de Lisboa, mas a escrita enredou-o e levou a melhor.
 
Tem mais de uma dezena de livros publicados, entre romances e obras de carácter histórico, económico e político.
 
Na área de ficção, o seu título mais recente é O Segredo do Hidroavião, a editar na Primavera de 2014. Antes assinou Ela Cantava Fados, L.Ville, O Navio do Ópio e Na Pista da Dança.
Entre outras das suas obras, como autor e coautor, na área de não ficção, estão Barings, o Banqueiro de Portugal, Alfredo da Silva, a CUF e o Barreiro, Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa, A Teia do Poder ou Os Anos Sócrates.
Escreve também no Jornal de Negócios, onde é Grande Repórter e Cronista. Ali assina diariamente, há vários anos, a coluna de opinião política O Pulo do Gato e, mais recentemente, a página temática Oriente, uma análise semanal sobre a actualidade da Ásia e do Médio Oriente.
É também colunista do Correio da Manhã, onde assina opinião desportiva.
Jornalista desde os anos 80, escreveu para publicações de referência, entretanto extintas, como Semanário, O Independente e Se7e.
Viveu também a febre das rádios, passando pela Rádio Universidade Tejo ou a Correio da Manhã Rádio, onde deu a conhecer novas tendências musicais, assinou reportagens sobre temáticas culturais e fez entrevistas. Foi ainda um dos fundadores da Rádio Sul e Sueste, uma estação local do Barreiro que, como muitas outras, não chegou ao século XXI.
Passou igualmente pela televisão, antes e depois do nascimento das estações privadas, colaborando em programas musicais e dedicados à literatura. Nestes, destaque para Escrita em Dia, na SIC, ou Ler para Crer, na RTP.
Nas últimas décadas, assinou artigos em títulos tão variados como as revistas Ler, Máxima ou Sábado e foi também jornalista no Diário Económico.
Nasceu em 1960. Vive em Lisboa.